sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Suburbana

Até pouco tempo atrás, eu me sentia ofendida quando de referiam à Penha como subúrbio. Não pela classificação, porque afinal a Penha FICA no subúrbio, donde conclui-se ser um bairro suburbano.

O problema sempre foi a conotação pejorativa. "Subúrbio" vinha carregado no erre e no bê, numa clara tentativa de diminuir o valor do local. Como se duas letras (no caso três, porque o bê aparece repetido) pudessem acabar com a reputação de alguém ou de alguma coisa.

Depois de falar "subúrrrrbio" (com todos os erres e bês), seguia-se o comentário sobre o esvaziamento dele, a falta de opções de lazer, o Cruzeiro.
E eu ME defendia (porque achava ser uma ofensa pessoal):

1- Subúrbio é qualquer lugar longe do centro urbano. Barra da Tijuca é subúrbio. E todo mundo vai pra lá no final de semana.
2- O Olaria fica a alguns metros da minha casa. E posso ir pro IAPI também. Não tenho culpa se vocês não gostam de praças públicas. Além disso, pra mim shopping sempre foi opção, e além de eu poder ir pras duas "galerias" que ficam do outro lado da linha do trem, posso em 15min chegar no Carioca (com Cinemark) ou no Nova América (com Parmê).
3- O Cruzeiro fica do outro lado da linha do trem. Bem longe de mim.

Não sei o que aconteceu de uns tempos pra cá, mas eu sou a primeira pessoa a dizer que a Penha é subúrbio, o que tira das pessoas a conotação pejorativa. Não tem graça você zoar uma pessoa que está rindo exatamente do que você falaria... E eu não tenho mais usado as desculpas rotineiras.

Subúrbio é legal. Subúrrrbio também é. Ruas arborizadas, calçadas largas, crianças, carrinhos de bebê, fechar a rua no final da tarde pra jogar bola, colocar a cadeira na frente do portão e falar com os vizinhos, andar de bicicleta, ir na padaria sem ouvir barulhos de carros, ônibus, caminhões e sentindo o cheirinho do pão à distância, poder andar no meio da rua sem ser atropelado. Poder andar no meio da rua, ouvindo o barulho da chuva caindo, sem ser atropelado. Poder andar no meio da rua, ouvindo o barulho da chiva caindo e cantando uma música qualquer, sem ser atropelado. Mas é no MEIO da rua, não no cantinho da rua, na sarjeta, desviando de poças d'água (porque o que leva alguém a andar no meio da rua em um dia de chuva não é só o prazer, é o escape das poças também).

Eu prefiro as poças pra poder desviar delas, as praças pra poder andar no balanço (ou na gangorra, se alguém se habilitar e não ficar traumatizado como o Leo), os clubes pra poder ir na piscina pública e dar boas gargalhadas, as padarias com abelhas no vidro, o comércio caseiro e à moda antiga. Chamem-me ultrapassada. Prefiro usar o termo "old-fashioned"...

Sou suburbana sim. Pra alguém que gosta dos simples prazeres da vida, morar no subúrbio é a melhor coisa do mundo!
Ao menos no meu pequeno subúrbio chamado Penha. E lá se vão 17 longos anos...

12 comentários:

Cristiano disse...

Bom, muitas das coisas q vc falou são características do Rio de Janeiro, e não do subúrbio. E uma coisa q eu discordo é quanto a ser arborizado. O subúrbio é muito pouco arborizado se comparado aos bairros nobres (à exceção da Barra e Recreio).
Eu acho Olaria e Penha bairros simpáticos, apesar da falta de construções novas e das antigas estarem mal cuidadas. O q mata aí mesmo é a falta de opção de lazer sim. Ter q pegar carro ou ônibus pra poder se divertir não é qualidade de vida. Pessoas andando na rua de madrugada dão vida a um bairro. Saber q vc vai encontrar perto da sua casa um supermercado e um bar aberto 24 horas dá a certeza de q se pintar um tédio haverá algo q fazer.
Sem dúvida q eu vou me acostumar a essa vida, pq eu nunca fui muito de badalação, mas pra morar no subúrbio prefiro morar no interior, onde a qualidade de vida aumenta consideravelmente.
Não se preocupe q eu nunca vou ficar no seu ouvido me arrependendo, não vou praí amargurado, apenas com saudades do q eu vou deixar.

PS: Metrô é altíssima qualidade de vida.

Anônimo disse...

Como isso aqui é uma ditadura, me reservo o direito de pedir que ninguém faça comentários sobre esse post. Minha opinião é minha e não vou discuti-la.

Eu hein.

Anônimo disse...

Humpf.

Anônimo disse...

Vc mora no subúrbio ou em 1970? Ha ha ha... brincadeira... mas de uns tempos pra cá, não da pra brincar na rua tranquilamente nos suburbios, nem se ve mais gente conversando na porta de casa, nem cheiro de pão perto da padaria...

pelo menos não aqui no "meu" subúrbio....

Anônimo disse...

Seu suburbio não é a Penha. Aqui tem tudo isso. Ou voce já esqueceu quando veio aqui?

Cristiano disse...

Bangu é tão subúrbio quanto a Penha. Então essas devem ser características daí, não do subúrbio.

Anônimo disse...

Por que tá tudo azul neste blog??

O Cachambi também é assim. E aqui na esquina da minha casa tem um churrasquinho que vara a noite, tal como na zona sul (que também é subúrbio, na mais aureliana concepção da palavra). Tenho metrô e trem perto. Tenho dois shoppings e não tenho favelas. Com a vantagem de não ter guardas multando tudo e todos o tempo todo, feito na zona sul, e sem a invasão da baixada para frequentar a minha praia no fds.

Anônimo disse...

Exato, Leandro!
(Tudo azul pq eu cansei do branco. Depois ele volta, nao se preocupe.. rs)

E vamos parar com as animosidades.. =P

Cristiano disse...

O problema do Cachambi é q é muito deserto à noite, e pra comprar coisas como roupas, informática e etc precisa ir pro Méier. Mas é um bairro simpático, até moraria nele.

Anônimo disse...

O Méier não tem shopping de informática - o Cachambi tem.
O Méier não tem shopping - o Cachambi tem.
O Méier é territorialmente menor que o Cachambi.
O Cachambi tem boteco de luxo com nome à caráter: CachamBeer. O Méier não tem...

Cristiano disse...

Blz, mas continua muito deserto...

Afinal de contas, o Norteshopping e o Info Norte ficam em Del Castilho, né?

Anônimo disse...

Eu proponho um desafio: fazer como o cunhado da Ju e irmos todos andar de bicicleta no Cachambi, no Méier, na Penha, na Ilha e na Tijuca. O bairro que ficar mais tempo sem o assalto da dita bicicleta (que não será minha) ganha. Que tal? hahaha

(Eu sugeriria também Bangu e Valqueire, em homenagem a Pedro e Leonardo, mas fica muito longe pra ir pra lá.. hahaha)