terça-feira, junho 19, 2007

[Postagem de número 123]

Ônibus. 6h40 da manhã.

(Passageira, uma senhora de cerca de 45 anos, para o motorista) Esse ônibus passa no piranhão?
(Motorista) Onde?
(A senhora, praticamente gritando) No piranhão.
(Motorista, para o trocador) Você sabe se passa no piranhão?
(Trocador) Piranhão? Não sei... onde é isso?
(A senhora, ainda do lado de fora do ônibus) É ali no centro, depois daquele viaduto...
(Eu) Passa sim.
(Trocador, para a senhora) A moça aqui disse que passa.
(Eu para o trocador, enquanto a senhora rodava a roleta) É a prefeitura...
(Trocador e motorista, ao mesmo tempo) Ahhh...
(A senhora, muito sem graça, praticamente se desculpando por ter dito uma palavra muito feia) É que chamam ali de piranhão..
(Eu, sorrindo e concordando) É, eu sei...

O mais legal mesmo foi ver o rosto dela pedindo desculpas... rs

8 comentários:

Anônimo disse...

Teria algum significado a prefeitura ser chamada de "piranhão"?

Cristiano disse...

A Vila Mimosa ficava ali.

Anônimo disse...

sem ter o que fazer outro dia, fui ler o que tinha escrito nas placas do prédio do piranhão (trabalho no Cafetão, o anexo) e descobri:
A escultura que tem ali é do Siron Franco e é sobre o Ulysses Guimarães, nela podemos ver partes reais do helicóptero em q ele estava e se despadaçou no mar de angra, textos dele, frases, notícias de jornal, etc.
Numa das placas diz que aquele prédio começou a ser construído acho q em 83, não me recordo...portanto, não acho q seja ali o local onde era a vila mimosa.
Pois eu me lembro claramente das notícias de jornal no RJTV sobre a transferência da vila mimosa da Lapa para a praça da bandeira...mas pode ser que ali ficava mimosa antes de ter ido pra Lapa...sei la

Cristiano disse...

A Vila Mimosa não era exatamente no terreno do prédio. Todos aqueles terrenos em volta ficaram para a prefeitura, em um deles era a VM.

Do Wikipedia:
"Uma das mais famosas áreas de prostituição da cidade do Rio de Janeiro. A Vila Mimosa é quase centenária. Nasceu com o desembarque de mulheres do leste europeu em fuga da Primeira Guerra Mundial. Pobres e sem os maridos.

O primeiro local foi a Zona do Mangue, próxima à atual Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio.

As polacas, como eram conhecidas, misturaram-se às nativas ao longo dos anos, até desaparecerem. Foram perseguidas e mudaram quase uma dezena de vezes de logradouro, à medida que a cidade se modernizava.

Acharam abrigo na Rua Ceará, na Praça da Bandeira, escondidas de quem segue de carro para a Zona Norte pela linha do trem."

Anônimo disse...

É incrível como só os funcionários do município conhecem o apelido carinhoso dado à prefeitura... Eu (que sou filho de funcionária do município e, portanto, cresci sabendo que ali era o piranhão) já passei por um bocado desses também.

Anônimo disse...

Exatamente. Eu aprendi com minha mãe (professora do município) tanto esse nome quanto o outro (cafetão, do prédio anexo). Agora parece que vai ter um terceiro prédio. Só quero ver que nome darão... rs

Anônimo disse...

hum...
esse terceiro prédio, parece ser da telemar, pq tem um monte de placas da telemar junto àquelas placas de engenheiro responsável, construtora, etc...e tem o centro de convenções, q ninguem me tira da cabeça q foi construido com desvio de verbas do pan, pq aquela obra tava parada parada, aí as do pan começaram e ela se acelerou e ta quase pronta

Anônimo disse...

Eu tb acho, caju.. eu tb acho... mto estranho mesmo a velocidade com que eles terminaram uma parada que nao andava sei lá desde qdo...