sexta-feira, março 30, 2007

Coração partido

A foto que mais marcou meu início de adolescência eu vi em uma daquelas enciclopédias de medicina e saúde. Acho até que o nome era esse, "Medicina e Saúde", da editora Abril.
Dentre várias doenças conhecidas e outras nem tanto estavam as informações que uso atualmente - daí meu dito "carisma", fruto de anos de leitura ávida, desesperada e incontrolável.

E uma foto. No meio de tantas. Uma foto de página inteira, colorida. A página da direita, a mais cara no jornal. Um coração. Enorme. E partido. Um infarto no miocárdio levou à ruptura da parede muscular. Via-se claramente a rachadura, e o sangue coagulado dava uma mostra do que tinha acontecido no peito de seu antigo usuário. Uma rachadura no coração.

E eu cheguei à conclusão que as pessoas morrem, sim, por coração partido. Porque uma decepção muito grande, uma grande dor, associado a hábitos pouco saudáveis, pode levar a uma parada cardíaca, que pode levar ao infarto, que pode levar à ruptura de miocárdio. O coração partido. A certeza da morte e do fim.

Cuidado com os corações alheios...





(Não era essa a foto, mas vale a título de curiosidade.)

Um comentário:

Anônimo disse...

Senti vontade de assar essas peças de carne e fazer um churrasco. Esse corte no coração mais parece a marca de um espeto...