domingo, maio 06, 2007

Eu deveria ter guardado o centésimo pra algo mais emocionante.
Mas flamenguista se acostumou a ser desconfiado. Apaixonado, desesperado, e desconfiado. Prefiri agir de forma indiferente, como se não tivesse uma final prestes a acontecer, como se eu não tivesse passado a semana inteira ouvindo provocações variadas de variadas torcidas - a tal torcida arco-íris - e como se eu realmente não me importasse com a aposta sugerida por um botafoguense.

Foram horas de sofrimento necessário. Porque aparentemente não tem graça ganhar com facilidade, não tem graça defender todas as bolas, não tem graça converter todos os chutes a gol, não tem graça um único escanteio. Há a necessidade de 4 escanteios seguidos, em uma mesma jogada, nenhum deles resultando em gol. Há a necessidade de errar passes, há a necessidade de cobrar lateral de uma maneira inexplicável, há a necessidade de expor o goleiro para que ele se estique ao máximo, há a necessidade de não marcar, de abrir espaço pro outro time crescer, e há a necessidade de admirar a bola passando em direção a rede.
Porque a torcida rubro-negra gosta de sofrer e sair depois de cabeça erguida. Porque ver um primeiro tempo imprensado no sofá, angustiado, compensa o 2o tempo corrido. Porque ver o Flamengo marcar um gol e assistir o desempate em menos de 8 minutos vale pelo gol do empate. Porque ver a bola entrar pelo lado esquerdo do Bruno vale esperar o cartão vermelho levantado para Dodô - abusado e sem respeito pelo manto sagrado. E porque ver o Bruno deixar entrar duas cobranças de penalti vale pela comemoraçao do placar final - graças ao Max.

Afinal, como bem lembrou o Leandro, "ele me mata, me maltrata, me arrebata de emoção o coração". E a torcida rubro-negra precisava sofrer, morrer, angustiar-se e ficar em silêncio - um silêncio ouvido da varanda do apartamento na Tijuca - para finalmente explodir em gritos. Gritos que fizeram os brasilienses, os nordestinos, os japoneses se apaixonarem pelo Flamengo. Gritos que me lembram a todo momento porque eu sou flamenguista. E porque o João estava certo quando disse o "Meça suas palavras..." no último jogo...

E esse domingo, ainda que eu não tenha ido ao Maracanã ver o time que sou fã jogar, a emoção ultrapassou os muros do estádio e veio pelo ar, invadindo a sala, enquanto diminuíamos o volume da tv para ouvir o "Meeeengoooo" ser entoado como um mantra antes, durante e depois do jogo.

Eu também teria um desgosto profundo...

7 comentários:

Anônimo disse...

Pior é ouvir Botafoguense Reclamando do "Gol valido" quando momentos antes O bandeira errou da Mesma forma contra o flamengo.

O que me irritou memso nesse jogo foi a ausencia de acrescimo... tinha que ter dado no minimo 3 minutos.

Anônimo disse...

By the way, hoje é aniversário do João. Parabéns!!! E que presente...

Cristiano disse...

Il, il, il, silêncio no canil!!!

Anônimo disse...

Corrijam-me se eu estiver errada. O Dodô foi expulso única e exclusivamente por ter chutado a gol DEPOIS do apito marcando impedimento. Certo?

Eu sabia que os botafoguenses e todo o resto iria alegar roubo. Coisa de perdedor...

E eu nao sei se tive mais inveja da Elisauda - no meio da Raça - ou dos brasilienses que ficaram no Rio só para ver o jogo...

Il, il, il... =)

Ahhhh saudações rubro-negras, ME!!

Anônimo disse...

ele jah tinha um amarelo por ter fingido um penalti...
eh bom p/ a torcida arco-iris aprender d q o o flamengo eh feito d sangue...
e quarta feira tem mais p/ dar uma alegria total a massa que cantar com todo o amor o hino do verdadeiro glorioso...
Dá-lhe mengão...
e que presente
Obrigado..

Anônimo disse...

Eu quando vi o malandrao la chutando a gol gritei aqui em casa... FDP safado esse juiz se nao expulsar

rs... nao deu outra.

Cara Botafogo e flu não são rivais... afinal tem q ser muito ruim pra cair rpa segunda e terceira divisao e so subir no tapetao...


que venha a libertadores.

Anônimo disse...

(Cara, meu blog tá ficando bizarro.. esses nicks ngm merece!!! hahahaha)