segunda-feira, março 12, 2007

A má-educação está presente em todos os lugares do universo. Até dentro do ônibus. Muitas vezes principalmente dentro do ônibus.

Eu não sou o tipo de pessoa que cede lugar pra qualquer um pelo simples prazer de ceder o lugar. Eu cedo lugar pra senhoras e senhores idosos, para pessoas com crianças pequenas, para deficientes em geral, muitas vezes para alguém que está apenas aparentando cansaço ou carregando muitas bolsas. Eu cedo o lugar, obedeço a sugestão do metrô e sou solidária.

Hoje quando peguei o ônibus não tinha lugar para sentar. Estava em pé, o que não me incomoda. Estava com livros e jornal em uma das mãos, o que não me incomoda também. Geralmente. Em situações normais. Hoje eu estava com o punho devidamente imobilizado. O que, é óbvio, me impedia de segurar-me corretamente ou com a devida presteza. Imaginem agora como é que eu iria fazer para segurar-me e segurar os livros e jornal com o punho imobilizado...

Se fosse eu a pessoa sentada, ofereceria o meu lugar. Mas eu não queria sentar. Então, na hipótese da recusa eu simplesmente ofereceria para levar os livros e jornal.

Nada. Ninguém. Vim no ônibus em pé, da Penha até Bonsucesso, lutando contra o imbilizador que me impedia de dobrar o polegar e segurar o livro e brigando com o livro que cismava em cair. E ninguém se ofereceu para livrar-se desse sufoco.

A partir daí, eu poderia pensar em vingança contra a espécie humana.

Não o farei. Agora mesmo que eu vou me oferecer mais insistentemente ainda para segurar bolsas, pastas e ficar em pé. Já sei o que acontece quando ninguém faz isso.

Este mundo é mesmo um lugar muito solitário...

6 comentários:

Cristiano disse...

Pode me chamar de cruel ou o q for, mas se eu sento em um banco verde no metrô às 7:30 da manhã eu não levanto. Todo mundo sabe q a essa hora o metrô é lotado. Se eu fosse idoso ou um deficiente e não pudesse viajar em pé jamais pegaria o metrô a essa hora. O metrô não é locomoção exclusiva em nenhum lugar, sempre há outro meio disponível.

Anônimo disse...

Isso é com você. Eu não disse que todas as pessoas devem ceder seu lugar indiscriminadamente como demonstração de afeto pela humanidade, mas se você vir alguém impossibilitado de segurar suas coisas e segurar-se ao mesmo tempo e não se oferecer pra segurar as coisas pra pessoa eu vou repensar nosso relacionamento... =P

Anônimo disse...

Eu até cedo o lugar (se ninguém se coçar antes de mim), mas segurar bagulho dos outros nunca! Vai que o pacote é maconha??? A polícia dá uma incerta dentro do ônibus e quem dança sou eu... Ou alguém vai conseguir explicar que o pacote era do cara que tava em pé... Ih, ele sumiu...

Anônimo disse...

Tá, sério agora... isso já aconteceu com alguém de verdade?

Anônimo disse...

Nossa que viagem essa do Leandro rs..

Eu tenho minhas regras...

Levanto para Deficientes
Levanto para Gravidas
Levando pra Idoso
e so levando pra Idosa se ela estiver com cara de muito cansada...

Cansei de me fo*** na mao de velhas corocas que se acham no direito de mandar vc levantar...

Segurar bolsa eu geralmente nao faço nao... a nao ser quando é homem.
pra mulher eu geralmente levanto e saio do campo de visao dela pra nao achar que tenhos egundas intencoes (por mais que tenha rs...)

Cristiano disse...

Eu seguro a bolsa dos outros, mas já faz muito tempo pq no metrô isso não acontece, não sei pq... Deve ser pq as pessoas têm noção de q não devem sair carregando um monte de coisas em um metrô lotado...


Vc avalia a pessoa por coisas bobas, ninguém é cruel ou anjo por ajudar ou não outro a carregar uma bolsa...