terça-feira, março 20, 2007

Abaixo as maiúsculas!

venho hoje como representante oficial do proletariado alfabético. sim, em nome das desvalidas, desvalorizadas, desamparadas e subestimadas letras minúsculas eu escrevo esse post.
afinal, quem inventou que a letra maiúscula vale mais? seu único papel é organizar a frase, pra que quem lê consiga parar e respirar na hora certa, caso não tenha enxergado o ponto.
em verdade vos digo, a letra maiúscula nada mais é que um subterfúgio desesperado, a última esperança na tentativa de salvar a narrativa.
e eu, como amante da narrativa livre ainda que presa às formas, amante da liberdade de pontuar onde bem se entender ou não se pontuar ou mesmo obedecer as estritas normas da Gramática Normativa Brasileira (esta sim, com maiúsula por autoproclamação).

chamá-la de gramática normativa, em minúsculas, seria como chamar o presidente da república pelo apelido dele. o cargo impõe respeito, não pelo autoritarismo, mas pela responsabilidade que carrega. uma boa minúscula, uma minúscula de verdade, sabe quando se ausentar e deixar a maiúscula assumir...

mas abaixo o autoritarismo das maiúsculas! abaixo a ditadura da Gramática Normativa! usemos nossa liberdade para MAISUCULAR TUDO! ou para aLtErNaR maiúscula e minúscula!
ABAIXO!

ou não.

8 comentários:

Anônimo disse...

Vc está passando bem hoje?

Anônimo disse...

Nós, da ONG Maiúsculas em Destaque, de defesa dos direitos das letras maiúsculas, vimos, por meio deste, manifestar nosso desagravo ante os termos desse post subversivo, que tem por finalidade esculhambar a gramática e enxovalhar a missão tão importante das Letras Maiúsculas em uma redação. Porque a finalidade delas é justamente demarcar o início de um período, apresentando um novo raciocínio, um novo argumento, enfim, o novo dentro do texto. Não fosse isso os textos não teriam entonação, novidade, tampouco sentido. Esse manifesto vai assinado, ainda, por representantes de classe do Ponto Final, grande aliados históricos das Letras Maiúsculas.
VIVA AS LETRAS MAIÚSCULAS!

Anônimo disse...

não sei quanto ao senhor representante desta ong, mas eu vivo mto bem sem as maiúsculas, obrigado. exceto, é claro, em algumas circunstâncias especiais, como eu mesma mencionei, elas têm tanto valor quanto as minúsculas. e eu sinceramente não gosto muito de pontos finais, eles são arrogantes demais, decididos demais, imperativos demais. prefiro as reticências, meninas gentis que andam sempre juntas... =)

Anônimo disse...

to bem sim, leandro!!! e você, tudo bem?

Anônimo disse...

Eu queria que o membro da ONG acima descrita explicasse porque as referências a Deus sempre começam com letra maiúscula, apesar de não denotar o início de um novo período na sentença.

Anônimo disse...

As referências a Deus começam sempre com Letra Maiúscula porque Ele é a causa primária de todas as coisas, ué? Se Deus é a inteligência suprema, e se tudo começa com Ele, existe por causa d'Ele, e também porque é um pronome pessoal, nada mais certo do que o nome d'Ele seja escrito em letras maiúsculas.
Tá bom ou ficou muito pedante?

Cristiano disse...

Cópia do Livro dos Espíritos mode: ON


Hahhahhahhaaha, brinks.

Anônimo disse...

exatamente!!! Deus é a inteligência suprema do universo, causa primária de todas as coisas. aprendi isso no 1o ano de evangelização espírita. =)

E eu nao tenho nada contra referir-me a ele com letra minúscula. isso não me parece falta de respeito. o respeito não fica no tamanho da letra usada...

(sim, isso contradiz o que eu falei sobre o presidente da república, mas depois eu me explico.)