quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Babel

Apareceu um Cristo pra ir comigo ao cinema ver Babel, depois de algum tempo implorando por companhia.
Fomos eu e Pedro.

Críticas à parte, o filme é daquele gênero que, ao final da sessão, você não sabe se pula da passarela do Carioca (o shopping) ou se agradece a Deus a felicidade que é sua vida cheia de atropelos.
Eu confesso que voltei pra casa imaginando todos os eventos que poderiam suceder-se à minha ida ao cinema com o Pedro, exatamente por eu TER IDO AO CINEMA COM O PEDRO.
E se eu tivesse ficado em casa? E se eu tivesse ido em outro cinema? E se eu visse outra sessão? E se eu tivesse ido outro dia? E se eu tivesse ido sozinha? Ou com outra pessoa?

Sério. Não sei o que acontece, mas você passa da angústia ao desespero à tristeza absoluta e ao remorso em menos de 15 minutos - e ao final das mais de 2h de filme parece que você viveu uma vida inteira em meia hora.

Juliana tinha falado que a câmera balançava demais, pra aumentar a sensação de imersão do espectador. "Sinta-se no filme correndo junto com o Brad Pitt." Não me senti correndo, mas me senti no filme, no calor, com dor, perdida, suicida, e absurdamente angustiada.

O filme é angustiante. E só. Se isso é bom? Depende de quem assiste. Pra mim foi.

10 comentários:

Anônimo disse...

Depois dessa opinião, a pouca vontade que me restava de ver esse filme acabou...

Anônimo disse...

Eu diria que a angustia não vem dos fatos que acontecem no filme em si.
e sim da enrolaçao exagerada que teoricamente seria pra causar imersão...

Esse filme pra mim se comparar a trafic.

É bom? não nego...
Mais que é chato, previsivel, chato, bom, angustiante... err ja falei chato?

Bom a dica de filme de hj é ;)
A Scanner Darkly / Homem duplo

Com Keanu(inexpressivo)Reeves e winona rider.

Anônimo disse...

Hahahahaha
Keanu (inexpressivo) Reeves é uma definição que precisa ser avaliada. Verei o filme, então.

Leandro, o filme não é ruim. Nem é chato. É angustiante, só isso. O Pedro (que foi ver comigo) saiu do cinema xingando o diretor e o roteirista. Ficou com pena várias vezes durante o filme, eu quase chorei.. mas enfim.. o filme é bom, sim. Eu achei.

Cristiano disse...

Bom, já sei q não tenho q ver o filme mesmo. Filmes pra divertir, bom, filmes pra informar, bom, filmes pra refletir, bom, agora, filmes pra me fazer me sentir mal, negativo...

Anônimo disse...

Toda informação é válida quando acrescenta algo. É o caso do filme.
Se você sai do cinema achando que sua vida é boa e disposto a não desperdiçá-la, então é um bom filme..
Enfim.

Anônimo disse...

Eu já comentei inúmeras vezes sobre a incrível capacidade da Sarita de transformar um assunto banal em uma coisa interessante. Cada vez eu fico mais surpreso. Dessa vez ela conseguiu romantizar uma prosaica ida ao cimena pra assistir um filme fraco. Impressionante.

Francamente... "Babel" é um saco.

Anônimo disse...

(Tá bom, Eduardo, eu dou o aumento que você pediu... você realmente está fazendo muito bem o seu papel, vale a pena o contrato que fizemos.. rs)

Anônimo disse...

So por curiosidade dona sarita.
o que o filme acrescentou de informacoes na sua vida?

Anônimo disse...

Sarita tem uma claque.

(em vez de ponto, eu queria escrever houahouahouahoau depois da palavra "claque", mas eu não consigo esse riso virtual me dá medo...)

Enfim... o filme é uma porcaria... não sei se esse tal Alejandro Gonzales Inhanãoseioque é o roterista... mas é incrível como tds os filmes dele parecem ter uma mesma história... tem sempre um acontecimento que desencadeia uma sucessão de histórias aparentemente desconectadas (foi assim com amores brutos, com 21 gramas e agora, em nível MUNDIAL, com babel).

Aposto que o próximo filme desse cara (provavelmente produzido pelo Spilberg), vai ser interplanetário! Deixa eu ver... o dispositivo que acopla o astronauta na privada de uma nave espacial vai quebrar, fazendo com q o astronautoa saia flutuando e espalhando, hum "m..." (blog de alto nível, né) por toda nave. Desesperado, o piloto é obrigado a fazer um pouso de emergência na lua, onde descobre um disco voador, cheio de ets, que viaram passar as férias na via láctea. Um desse ets, na verdade, não é et, é o pai do astronauta borrado, que foi abduzido e "shipado" qdo o astronauta borrado ainda era criança.

Se vc acrescentar um personagem mexicano (sei lá, podia ser o caseiro da mãe do pai do astronauta borrado, que colaborou com a abdução do cara...), o roteiro tá pronto!

Enfim. O filme é chato e pretensioso, não gostei.

Anônimo disse...

Chato eu não achei. Pretensioso, talvez.
Pedro, casa com a Ana Paula! Impressionante como você usou bem o espaço pra falar mal do filme sem dizer absolutamente nada de útil! (Tá ficando parecido comigo, cuidado. Excesso de convivência dá nisso..)

E não acrescentou nada na minha vida. Exceto que, quando eu for ao cinema com o Pedro, a sugestão de filme tem que ser DELE, porque assim ele fala mal do filme mas não me culpa.

Ahh e acrescentou também que os pais deveriam ao menos falar pros filhos que armas atiram, sim, e matam seres humanos também, não só chacais... rs