domingo, dezembro 24, 2006

(

* * *

"If it makes you happy, it can't be that bad...
If it makes you happy then why the hell you look so sad?"

Sabem o que é pior do que estar triste?
Ver alguém de quem você gosta subitamente ficar triste e você, além de não saber o motivo, não poder perguntar, não poder ajudar e não poder evitar. Mas ainda pior do que isso é saber que você ficar triste infelizmente não vai fazer a outra pessoa se sentir melhor. Vai ser apenas um pouco mais de tristeza no mundo.

Volto então à teoria: se tudo está em equilíbrio, então a quantidade de tristeza/alegria é proporcional. Exemplo clássico: eu coloquei essa música no início e agora, enquanto escrevo, toca "It's a beautiful day". O exato oposto desse trecho da música. Equilíbrio.
Se assim é, eu ficar triste por outra pessoa deveria fazê-la sentir-se subitamente melhor. Ou então eu estou anulando a tristeza da pessoa errada, trocando minha alegria com desconhecidos e apenas acrescentando mais um motivo de tristeza em minha vida.

Não há salvação. Pessoas ficam tristes, seja por um motivo alheio a elas, seja porque assim o querem. De qualquer forma, você não poderá melhorá-las ficando triste também, encare isso.

Surge então o outro problema, este derivado: pior do que ver alguém de quem você gosta triste sem poder animá-lo ficando triste também (aliás, idéia estúpida essa) é saber que ficar alegre também não vai animá-la. Não se contamina ninguém com felicidade, eu parei de acreditar nisso com 12 anos quando tentei fazer meu pai não brigar com meu irmão rindo pra ele e ele bateu em mim por achar que eu estava desacreditando-o. Primeira vez a gente nunca esquece, mesmo que o corpo sim.

Você pode, sim, e deve tentar descobrir o que a pessoa triste quer. Sorvete, chocolate, cartão? Compre ou faça. Carinho? Abrace, telefone, escreva, sorria. Uma exibição de vídeos-sessão-da-tarde? Passe na locadora e visite-a com uma pacotão pra um dia inteiro de tv e muita besteira pra comer enquanto isso. Uma novidade? Leve-a pra qualquer lugar onde ela já tenha ido e mostre coisas novas, plantas, formigas carregando folhas, um lago com peixinhos em época de eclosão de ovos.

O pior mais pior ainda? Quando você sabe exatamente o quer fazer, sabe como fazer, sabe onde fazer, sabe que a pessoa vai gostar. E você não tem a menor idéia de como fazer, onde fazer, nem se a pessoa vai gostar, só porque a iniciativa foi sua.
Aí você questiona a amizade e sua própria vida. E fica mais triste ainda do que a pessoa, de forma irremediável. Tanto que ela vai voltar a ficar alegre e você poderá nunca mais ficar. Ao menos não com ela.

* * *

"Se a alguém causa 'inda pena tua chaga
apedreja esta mão vil que te afaga,
escarra nesta boca que te beija."

* * *

No presente momento, a esperança para mim é apenas um mal necessário.


)

2 comentários:

disse...

(Primeira vez que eu agradeço poucas pessoas entrarem aqui. Vou começar a gostar disso.)

Anônimo disse...

Retiro o q disse.